Os 7 melhores cursos de Fotografia para quem está começando

Fotografar é uma arte, saber tirar foto, nesse contexto, tem que fazer parte. Porém, não basta gostar e querer tirar foto, tem que saber. E se você tem o sonho de aprender a tirar melhores fotos, saiba que existem diversos cursos de fotografia para iniciantes. Ou seja, se você está começando, ou quer começar, nessa área, há muitas opções bacanas que te ajudarão nos primeiros passos.

Em um primeiro momento pode ser difícil encontrar cursos de fotografia online e gratuitos que sejam de qualidade. Por outro lado, é importante pensar que até mesmo os melhores fotógrafos do mundo começaram de algum lugar. Dessa maneira, mesmo que um cursinho básico e grátis não seja lá o que você estava pensando, primeiramente, ele pode ser muito útil para te dar um norte.

Tentei reunir alguns dos melhores cursos de fotografia, com opções pagas e gratuitas, para quem está se aventurando na área, mais por hobby do que profissional. Confira!

Curso de Fotografia para Iniciantes: 7 opções gratuitas e pagas

Quando se trata de cursos de fotografia, há muitas opções disponíveis na internet. São cursos para todos os níveis, entre pagos e gratuitos, oferecidos por sites, instituições de ensino e profissionais de todos os cantos do mundo.

Os 7 melhores cursos de Fotografia para quem está começando
Reprodução/Freepik

Fiz uma seleção com algumas opções básicas e intermediárias, focadas especialmente para quem está começando. Veja os cursos para iniciantes em fotografia a seguir:

1. Curso de Fotografia para Iniciantes – Jornada da Foto

Nesse mini curso gratuito e online de Fotografia, você aprenderá sobre câmera, lentes, regulagens, alcançando a visão, como conseguir o melhor resultado e muito mais. É um curso básico, porém muito rico em conteúdo. Acesse a playlist com todas as aulas.

2. Fotografia Digital para Iniciantes – Academia Brasileira de Artes

A Academia Brasileira de Artes (ABRA) oferece o curso online de Fotografia Digital para Iniciantes, indicado para quem deseja aprender a tirar melhores fotos, trabalhar na área como freelancer, produzir ensaios fotográficos autorais e iniciar a atuação profissional de maneira geral. O curso é completo, tem carga horária de 21 horas e é composto por 04 módulos.

Na página do curso é possível obter informações sobre valor do investimento e como se matricular.

3. Curso de fotografia profissional para iniciantes – Udemy

Nesse curso de fotografia profissional para iniciantes com Vinicius Waknin, você aprenderá sobre equipamentos fotográficos, como montar uma imagem passo a passo, conhecendo e entendendo a parte técnica da iluminação, bastidores da foto, cliente e muito mais. Aqui você aprenderá tudo do zero. Ou seja: começará leigo e concluirá as aulas como um pro.

É um curso indicado para quem deseja se profissionalizar na área.

Acesse a página do curso para obter mais informações.

4. Curso gratuito de fotografia do Cezar Augusto

Esse curso, que foi transmitido ao vivo em formato de live, é perfeito para iniciantes. È um curso básico e gratuito oferecido pelo canal Cezar Augusto Fotografia. Pelos comentários do workshop dá para ver o quanto as pessoas gostaram do conteúdo apresentado pelo profissional. Ou seja: esse curso é uma ótima forma para aprender.

Acesse o workshop aqui. São mais de 2 horas duração.

Curso de Fotografia para Iniciantes: 7 opções gratuitas e pagas
Reprodução/Freepik

5. Curso de Formação Básica em Fotografia – Senac

O Senac é uma instituição reconhecida pela qualidade ímpar dos cursos oferecidos. O curso de Formação Básica em Fotografia é oferecido em várias unidades da instituição, podendo ser encontrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e vários outros estados.

O curso tem carga horária de 60 horas, é presencial e é indicado para quem está começando. Nesse curso, os alunos terão acesso ao seguinte conteúdo pragmático:

  • Usar e organizar equipamentos fotográficos e acessórios
  • Produzir efeitos visuais usando diafragma, ISO, obturador e filtros ópticos de uma câmera fotográfica
  • Controlar a quantidade de luz aplicando a fotometria
  • Escolher a objetiva de acordo com a composição e os efeitos necessários na cena
  • Controlar o foco com o sistema focal da objetiva
  • Ajustar a temperatura de cor da luz usando o controle de equilíbrio de branco (WB)
  • Controlar a distância focal, o diafragma e a proximidade do objeto com o anel de zoom
  • Harmonizar cores, texturas e iluminação do ambiente
  • Desenvolver visão estética para identificar cenas e ambientes fotográficos

Entre em contato com o Senac de sua região para verificar a disponibilidade do curso em sua área.

Veja também:

6. Curso de Fotografia Digital online grátis – Prime Cursos

A Prime Cursos oferece um curso online e gratuito para quem deseja aprender a fotografar. É um curso básico, introdutório, ideal para quem tem pouca ou nenhuma noção. Veja o que você vai aprender:

  • Breve Histórico
  • O que é Fotografar?
  • A Luz e as Cores
  • Equipamentos e Formatos (Convencionais x Digitais)
  • Como a Imagem é Registrada?
  • Os Dispositivos de Exposição
  • Como Fotografar?
  • A Composição da Imagem
  • Imprima e Impressione
  • Escolhendo um Equipamento
  • Cuidados Especiais
  • Bibliografia/Links Recomendados

Acesse a página do curso para obter mais informações.

7. Fotografia com Dispositivos Móveis – Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos em diferentes áreas do conhecimento. No curso Fotografia com Dispositivos Móveis, você aprenderá técnicas para tirar fotos, qualidade de imagens, publicação nas redes sociais e muito mais.

Acesse a página do curso para se inscrever.

Não vou mentir: não é fácil encontrar bons cursos de fotografia para iniciantes na internet. No entanto, é claro que existem e aqui nesse artigo você pôde conhecer alguns deles. Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos!

Formado em jornalismo, Fábio é um redator experiente que já escreveu para diferentes sites e portais. Contribui no Cursos para Iniciantes com dicas e notícias regulares.

Comente