Jardinagem para Iniciantes – 6 cursos online e com certificado

Todo mundo já foi em algum lugar e se impressionou com algum jardim. O motivo pode ter sido a forma que as flores são cuidadas ou até a organização do espaço. Esse é o resultado de muito trabalho e dedicação de um jardineiro. Os números de pesquisas no Google sobre “curso de jardinagem para iniciantes” vêm disparando ao longo dos últimos anos.

Como parte dos jardineiros não buscaram um curso sobre jardinagem para iniciantes, eles levaram anos para aprenderem as técnicas com a prática no dia a dia. Entretanto, o curso é ideal para acelerar esse processo de aprendizagem sobre técnicas de restauração, manutenção e criação de jardins.

Você também aprenderá processos de adubagem, cuidado com o solo e muito mais.

6 dicas de cursos Jardinagem para iniciantes gratuitos e pagos

O lado bom da jardinagem é que existem muitos cursos na internet gratuitos. Vamos mostrar abaixo algumas opções de cursos que você pode realizar sem pagar nada.

Jardinagem para Iniciantes - 6 cursos online e com certificado

Confira as dicas abaixo:

1. Iestudar

O site Istudar.com possui o curso de jardinagem gratuito. O aluno que concluir o curso terá direito a um certificado válido em todo território nacional. O curso tem uma carga horária de 60 horas e pode ser feito 100% pela internet.

Veja qual é o conteúdo pragmático desse curso:

  • Plantas para interior e exterior, árvores, arbustos, forrações e gramados
  • Harmonia de cores, formas e texturas
  • Manutenção do Jardim
  • Elementos Paisagísticos
  • Modelo de Plantio
  • Distribuição das plantas para sombra, meia sombra e sol e dos elementos arquitetônicos no jardim
  • Evolução dos estilos de jardins
  • Noções básicas de produção de mudas, controle de pragas, podas e fatores ambientais

Para começar estudar é muito simples: Acesse a página do curso e clique em “Matricular”.

2. Pro-Jardim STIHL

A STIHL disponibilizou um curso de jardinagem completo de forma completamente gratuita no seu site. Assim como o curso anterior, ele também possui certificado reconhecido.

Nesse curso, você aprenderá diversas técnicas e desenvolverá habilidades com uma turma de profissionais renomados no mercado. Cada módulo representa um nível de dificuldade. ou seja, a medida que você avançar, mais aprenderá.

Acesse a página do curso e escolha um módulo para começar a estudar.

3. WR Educacional

Os interessados também podem realizar o curso de jardinagem para iniciantes de forma completamente gratuita através da WR Educacional. O curso possui uma carga horaria de 60 horas e oferece certificado de conclusão. Esse é um curso bem básico, mas ideal para quem está iniciando os estudos nessa área.

4. UNOVA Cursos

Com uma carga horária de 10 horas, o curso grátis de Jardinagem e Paisagismo para iniciantes da UNOVA também é uma ótima maneira de começar. Você terá acesso a 7 vídeo aulas e para começar a estudar, acesse a página do curso e clique em “Fazer Matrícula”.

5. Instituto Universal

Nesse curso de Jardinagem e Paisagismo você aprenderá sobre técnicas de paisagismo básico, além de aprender como planejar jardins, como preparar o solo, aprenderá sobre a manutenção e multiplicação de tipos diferentes de plantas e muito mais.

O curso é pago e oferece certificado de conclusão.

É um curso indicado para iniciantes, tanto para quem deseja aprender por hobby quanto para procura um curso para se profissionalizar e, assim, trabalhar na área.

Acesse a página do curso para obter mais informações.

6. Edune Cursos

A plataforma Edune Cursos oferece o Curso de Jardinagem e Paisagismo 100% Online e Gratuito. Embora seja gratuito, para receber o certificado de conclusão será necessário fazer um investimento.

Nesse curso você aprenderá sobre nomenclaturas e conceitos, conhecerá as principais plantas, terá acesso a métodos de propagação e muito mais.

Acesse a página do curso e clique em “Fazer matrícula” para começar a estudar.

O que você vai aprender em um curso de Jardinagem para Iniciantes?

Além de saber colocar a mão na massa, o jardineiro precisa estudar sobre as plantas e quais as condições para ela crescer rapidamente e saudável. Por conta disso, o ideal é que todos os profissionais realizem o curso de jardinagem para iniciantes.

O que você vai aprender em um curso de Jardinagem para Iniciantes?
Reprodução/Freepik

O curso é ideal para você aprender a usar corretamente as técnicas para aplicar em jardins. É possível encontrar vários cursos online gratuitos onde você irá aprender bastante coisa, como:

  • Aprender a identificar, preparar e corrigir os tipos de solo de acordo com a necessidade das plantas que serão plantadas naquele local;
  • Escolher as plantas que melhor se adaptam ao ambiente;
  • Técnicas de uso de ferramentas de jardinagem;
  • Indicar como será feita a irrigação das plantas;
  • Montar vasos e flores;
  • Identificar e tratas pragas e doenças das plantas;
  • Harmonia de cores e texturas do jardim;
  • Elementos paisagísticos;
  • Plantas para interior e exterior e muito mais.

O que faz um jardineiro?

A jardinagem é tão importante no Brasil que no dia 15 de dezembro é comemorado o dia nacional do jardineiro. O jardineiro não faz somente o plantio e poda das plantas, é possível lembrar muitas outras funções desse tipo de profissional tão importante. Veja abaixo as funções mais comuns.

  • Criação de jardins: o jardineiro é o profissional que irá planejar e criar o ambiente ideal para as plantas se desenvolverem. Ele é o profissional capacidade de analisar o terreno, tamanho e o tipo de planta melhor se encaixa no terreno;
  • Preparação do solo: o jardineiro irá trabalhar na preparação do terreno para propiciar as melhores condições para a planta crescer rapidamente. Ele irá analisar o terreno e escolher os melhores adubos;
  • Manutenção: Após o planejamento do jardim e preparação do terreno, o jardineiro precisará fazer a manutenção constante das plantas e do terreno. Os reparos mais comuns em um jardim é o corte da grama e a poda das plantas;
  • Controle de pragas: além do trabalho de manutenção, o jardineiro irá atuar no controle de pragas.

O interessado em jardinagem precisa aprender não somente sobre plantas. O ideal é que ele saiba um pouco de cada coisa para ser um profissional cada vez mais completo. O mercado de trabalho para um jardineiro é bom, com o profissional recebendo um salário médio de R$ 1.400 por uma jornada de trabalho de 44 horas mensais.

O curso de jardinagem para iniciantes é excelente porque ele proporciona ao aluno trabalhar com plantas nos mais diversos lugares, como prédios, casas, apartamentos, universidades, parques, hotéis e qualquer outro lugar que tenha um jardim.

Quanto esse conteúdo te ajudou?
[Total: 1 Média: 5]

Formado em jornalismo, Fábio é um redator experiente que já escreveu para diferentes sites e portais. Contribui no Cursos para Iniciantes com dicas e notícias regulares.

Comente