Governo de SP oferece centenas de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos

O Governo do Estado de São Paulo está oferecendo milhares de vagas para diversos cursos profissionalizantes gratuitos através do NovoTec. As oportunidades são para cursos presenciais e estão destinadas para jovens entre 14 a 24 anos de idade. Além de serem gratuitos, os cursos também oferecem certificado grátis.

O programa também oferece bolsa-auxílio de R$ 600 reais. Para se ter acesso as bolsa, os participantes deverão atender alguns requisitos do programa. As inscrições que começaram no dia 23 de Fevereiro se estenderão até o dia 13 de Março e devem ser realizadas pela internet, através do site do Novotec.

A seguir você verá informações sobre como se inscrever, como ter acesso a bolsa-auxílio, quais são os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos e muito mais.

Cursos gratuitos oferecidos pelo Governo de SP através do Novotec

O programa Novotec foi criado com o objetivo de capacitar adolescentes e jovens adultos para o mercado de trabalho. Os cursos profissionalizantes e técnicos foram desenvolvidos levando em conta as demandas do mercado de trabalho.

Governo de SP oferece centenas de vagas para cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos
Reprodução/Governo de São Paulo

Dessa maneira, os alunos se capacitarão em profissões que tem bastante procura. Aumentando, assim, suas chances de conseguirem bons empregos.

Veja, a seguir, alguns dos cursos oferecidos pelo programa:

  • Assistente Financeiro
  • Atendente de Farmácia
  • Excel Aplicado à Área Administrativa
  • Gestão de Projetos com MS Project
  • Criação de Sites e Plataformas Digitais
  • Jogos Digitais
  • Marketing Digital e Vendas em Redes Sociai
  • Programação Básica para Android
  • Edição de Vídeo para Youtube
  • Photoshop e CorelDRAW – Tratamento de Imagem e Ilustração Digital

São vários cursos oferecidos em diferentes modalidades de ensino. Na página do programa você pode obter mais informações e detalhes.

Quem pode se inscrever

Os interessados em se inscrever em um dos cursos gratuitos do Novotec deverão atender os seguintes critérios:

  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Ter entre 14 a 24 anos de idade;
  • Ter o ensino fundamental completo.

Como fazer para conseguir a bolsa-auxílio do Novotec?

O programa oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 para que os alunos elegíveis possam ter melhores condições de realizar os cursos presenciais. No entanto, para participar, será necessário atender os seguintes critérios para receber o benefício:

Estar regularmente matriculado no Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Secretaria de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e nas ETECs do Centro Paula Souza.

Apresentar frequência acima de 75% nas aulas do Novotec Expresso no Contraturno no mês de referência.

Estudantes de 14 e 15 anos, além dos critérios acima, para receber o auxílio devem ter renda familiar de até 3 salários-mínimos e devem cadastrar um responsável financeiro.

O responsável financeiro dos alunos de 14 e 15 anos é quem depois terá que entrar com o seu cadastro no Bolsa do Povo e sacar o bolsa-auxílio.

Para obter mais informações, acesse essa página do bolsa-auxílio.

Como se inscrever nos cursos gratuitos

As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 13/03/2023. Veja como se inscrever no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do Novotec;
  2. Em seguida, clique em “Inscrições abertas” e, caso não tenha um cadastro na plataforma, clique no link para se cadastrar;
  3. Siga as instruções que serão enviadas para o seu e-mail. Assim que validar o seu cadastro, acesse a página do programa e se inscreva no curso desejado.

Se você for selecionado, a instituição entrará em contato dando mais detalhes. Boa sorte!

Redator profissional que atua no ramo há mais de 15 anos. Atua como criador de pautas, editor e redator aqui no blog.

Comente