Curso de Programação para Iniciantes – 8 opções gratuitas e com certificado

Como o setor de tecnologia está crescendo no Brasil ao longo das últimas décadas, quem não possui o mínimo do conhecimento tecnológico tem uma grande desvantagem no mercado de trabalho. Uma excelente alternativa para entrar neste gigantesco mercado é fazer um curso de Programação para Iniciantes.

Segundo uma pesquisa da IstoÉ Dinheiro, nada menos que 800 mil novas oportunidades de trabalho serão criadas até 2025 no setor de tecnologia. À medida que as vagas de emprego aumentarem, também irá aumentar o número de pessoas interessadas em ingressar neste mercado.

Por conta disso, o ideal é que você faça um curso de programação para iniciantes.
Este artigo é o lugar certo para você encontrar informações referentes ao curso de programação para iniciantes. Iremos detalhar quatro plataformas onde você poderá realizar o curso, receber o certificado e não pagar nada por isso.

8 cursos de programação para iniciantes gratuitos e com certificado

Conheça cinco plataformas onde você poderá estudar programação sem pagar nenhum centavo. Todos os cursos que você verá a seguir foram desenvolvidos para ajudar usuários que estão dando os primeiros passos no mundo da programação.

Curso de Programação para Iniciantes - 8 opções gratuitas e com certificado

A maioria dos cursos dessa lista ainda oferecem certificado de conclusão, o que é muito útil para incrementar seu currículo. Ou seja, se você está buscando desenvolver novas habilidades para se destacar no mercado de trabalho, as dicas a seguir te ajudarão nessa missão.

Veja nossas dicas de cursos de programação para iniciantes a seguir:

1 – Eu Capacito

Em virtude de uma parceria com a Fiap, Oracle e Microsoft, a plataforma Eu Capacito proporciona nada menos que sete cursos de programação de forma completamente gratuita. O grande destaque é o curso sobre os fundamentos Java e as linguagens de programação mais usadas.

O curso Primeiros Passos para se Tornar um Programador tem como requisito a obrigação que o aluno complete outros quatro cursos, são eles: Como falar em Público (Google), Competências Pessoais mais requisitadas do Mercado de Trabalho (Microsoft), Conceitos e fundamentos da codificação (Google) e Planejamento e Desenvolvimento de Carreira.

O curso oferece certificado reconhecido em todo o território nacional.

2 – Microsoft Learn

Conhecida no mundo todo como uma das mais importantes empresas da tecnologia de todos os tempos, a Microsoft disponibiliza a plataforma Microsoft Learn, que tem o objetivo oferecer cursos com certificado gratuitamente.

A plataforma contém vários cursos de tecnologia, como o “Adicione lógica aos seus aplicativos com C#”. Basta acessar o site da plataforma, procurar o curso que mais lhe chamou atenção e começar a estudar.

3 – Escola Virtual

Os interessados em um curso de programação para iniciantes poderão fazer o curso online e de forma completamente gratuita através da plataforma Escola Virtual, do Governo Federal. Trata-se de um conjunto de serviços oferecidos pelo governo em uma única plataforma do governo federal.

Um dos cursos oferecidos gratuitamente é o de Aprendendo com Python. O curso tem como missão “aprofundar os fundamentos da ciência da computação em termos de variáveis, condicionais, loops e funções usando a sintaxe de programação do Python.”

Característica do curso:

  • 20 horas de carga horária;
  • Em português;
  • Certificado pelo Enap e conteúdo da Columbia University.

Acesse a página do curso na Escola Virtual.

4 – Udemy

A Udemy se tornou uma das grandes plataformas de ensino digital do Brasil. Além de cursos de programação para iniciantes, a plataforma também disponibiliza cursos de outras áreas, como SEO, Design e até mesmo finanças. Vários cursos do seu catálogo são gratuitos.

Outros cursos são pagos, porém, o preço que eles cobram são bastante acessíveis.
A plataforma disponibiliza mais de 90 cursos de graça de programação. Cursos gratuitos de programação da Udemy.

  • Lógica de Programação e Algoritmos;
  • Aprenda Linguagem C – Fundamentos para a lógica de programação;
  • Lógica de programação com Javascript;
  • Curso gratuito de lógica de programação.

Esses são apenas alguns dos exemplos de cursos gratuitos. Porém, caso tenha interesse de um curso um pouco mais completo, é possível assinar os cursos pagos, onde a variedade de opções é consideravelmente maior.

5 – YouTube – Dev Aprender

O canal Dev Aprender oferece um curso de Lógica de Programação para iniciantes completo. O curso é composto por uma vídeo aula de mais de 3 horas, onde os alunos verão sobre as funções de um software, problemas que todo iniciante enfrenta e muito mais.

Nesse curso os alunos também aprenderão a criar um programa em Python entre muitas outras coisas.

O curso tem três horas de duração e pode ser acessado aqui.

São várias opções de cursos gratuitos de programação para quem está começando
Reprodução/Freepik

6. School of Net

No School of Net é possível encontrar uma grande variedade de cursos de programação gratuitos e online indicados especialmente para quem está começando. Ou deseja aprender uma linguagem de programação diferente.

Na plataforma, você encontrará cursos como: Iniciando com Android, Angular 7, HTML Básico, Iniciando com Javascript, Iniciando com Python, Iniciando com Unity, Lógica de programação, PHP Básico e muito mais.

Os cursos são baseados em vídeos e, pelo que podemos apurar, não oferecem certificado.

Acesse a plataforma e escolha o curso desejado para começar a estudar.

7. FreeCodeCamp

O FreeCodeCamp é uma plataforma onde é possível aprender a programar em diferentes linguagens de programação, além de obter certificações que são reconhecidas no mercado de trabalho.

Segundo o site, desde 2014 mais de 40 mil pessoas concluíram cursos na plataforma e conseguiram arrumar empregos em empresas gigantes da tecnologia, como Apple, Google, Microsoft, Spotify e Amazon.

Acesse o site da FreeCodeCamp e clique em “Comece (é grátis)”.

8. Trybe

A Trybe oferece o curso JavaScript do Zero gratuitamente. Nesse curso, os alunos aprenderão a escrever linhas utilizando essa linguagem que é bastante utilizada em projetos web. O curso conta com mais de 40 exercícios e conta com uma carga horária de 10 horas.

Os alunos aprenderão o seguinte:

Entender o que é programação e como se criam algoritmos

Conhecer os conceitos básicos de programação com a linguagem JavaScript

Aprender lógica de programação para desenvolver programas

Quebrar problemas grandes em pedaços menores para resolver de forma eficaz

Escrever suas primeiras linhas de código

O curso oferece certificado gratuito. Para participar, acesse a página do curso e clique em “Começar agora!”

O indicado é que você pense muito bem antes de iniciar um curso de programador iniciante. Muita gente se inscreve no curso, estuda por um determinado tempo e acaba abandonando por não se identificar com a área. É preciso persistir para poder aprender.

Esperamos que essas dicas de cursos de programação iniciantes seja uma excelente porta de entrada para o mundo tecnológico. As opções de atuação nesse segmento são gigantescas, proporcionando ao futuro profissional mais opções de áreas de atuação.

Quanto esse conteúdo te ajudou?
[Total: 3 Média: 5]

Formado em jornalismo, Fábio é um redator experiente que já escreveu para diferentes sites e portais. Contribui no Cursos para Iniciantes com dicas e notícias regulares.

Comente