Os 5 Melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

Aprender a programar jogos pode ser uma tarefa bem desafiadora, e divertida, especialmente se você for uma pessoa criativa. Há várias plataformas que oferecem cursos de programação de jogos para iniciantes, com opções gratuitas e outras mais em conta. A questão é: para começar a criar seus jogos, seja para computador ou para smartphone, o primeiro passo é estudar.

E não há como negar que, hoje, é possível encontrar uma grande variedade de materiais de estudos. Seja em sites, YouTube e em plataformas pagas, o que não falta são ótimos cursos para quem deseja aprender a programar jogos.

Sendo assim, fizemos uma pesquisa e selecionamos 6 ótimos cursos de programação de jogos para iniciantes. Saiba mais a seguir.

Os melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

Você tem uma ideia (ou várias) ideia de um game muito maneiro na sua cabeça, mas não sabe exatamente como colocá-la em prática. Ou, então, decidiu aprender por hobby ou para trabalhar na área. Bem, não importa o motivo, aprender sobre programação de jogos é muito legal.

Os 5 Melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

E há vários cursos de programação jogos para iniciantes sendo oferecidos por profissionais e empresas reconhecidas no mercado. Fizemos uma seleção com os melhores para vocês se guiarem. Confira:

1. Desenvolvimento de Jogos com Unity – Alura

Na Aluna, você encontrará uma formação completa de desenvolvimento de jogos utilizando a plataforma Unity. O curso é voltado para a prática, ou seja: logo nas primeiras aulas você vai colocar a mão na massa. Para quem deseja aprender a criar um jogo, essa é uma ótima opção.

Com esse curso é possível fazer jogos 2D e 3D para internet, celulares e para PC. Você aprenderá sobre como aplicar suas ideias, sobre a física dos games, desenvolvimento de movimentos e muito mais.

Na página do curso é possível obter todos os detalhes.

2. O Guia Definitivo para Desenvolvimento de Jogos com Unity – Udemy

Outro curso que te ensinará a criar games no Unity. No entanto, esse curso parece ser mais completo, sendo ideal para quem deseja programar jogos mais complexos.

Nesse curso você aprenderá conceitos básicos de C#, criar mecânicas intermediárias, criar inimigos com comportamento que utiliza inteligência artificial, colocar música e efeitos sonoros e muito mais.

É possível criar um jogo bem interativo, completo e divertido com esse curso.

Veja mais informações sobre o curso e para se inscrever.

3. Programação de Jogos – Tim Tec

A Tim Tec é uma plataforma que oferece diversos cursos gratuitos. Entre as opções disponíveis no site, está o curso de Programação de Games. O curso é básico e conta com 10 aulas, que são:

  • Aula 1 – Tutorial
  • Aula 2 – Estrutura do jogo
  • Aula 3 – Vamos desenhar
  • Aula 4 – Entrada
  • Aula 5 – Animação
  • Aula 6 – Som
  • Aula 7 – Colisão
  • Aula 8 – Mais simulação
  • Aula 9 – Regras do jogo
  • Aula 10 – O jogo acabou

Ao final do curso, você terá desenvolvido o seu game. Porém, o mais importante, é que você aprenderá sobre os conceitos básicos, o que vai permitir procurar cursos mais avançados para fortalecer o seu aprendizado.

Acesse a página do curso para se inscrever.

Veja também

4. Curso Grátis e Básico de Desenvolvimento de Jogos – Canal do Renan Silva

O Canal do Renan Silva tem um curso incrível e gratuito sobre desenvolvimento de jogos. Sobre aprenderá sobre sprites, mecânicas, colisões, plataformas, conceitos básicos e muito mais. Esse curso também permite que você crie um jogo ao final das aulas. Ao todo, são 16 aulas com uma média de 8 minutos cada.

Curso rápido, básico e que vai direto ao ponto.

Acesse a playlist com todas as aulas.

5. Minicurso Gratuito de Programação de Jogos Digitais – Pensar Cursos

Esse é um bem básico, que te dará uma visão geral sobre a criação de jogos. Nesse minicurso você aprenderá estruturar as ideias do seu jogo, fazer uma hierarquia do projeto, criar objetos, programar movimentos e muito mais.

Ao fim do curso, você terá aprendido a programar um game básico.

Acesse a página do curso para se inscrever.

O mercado de trabalho para desenvolvedores de jogos está em expansão no Brasil e no mundo, com alta demanda por profissionais qualificados. Então, se o seu objetivo é trabalhar na área, está no caminho certo.

O primeiro passo é fazer um dos cursos de programação de jogos para iniciantes. Assim que você aprender o básico, chegou o momento de investir em uma qualificação mais avançado. Nesse quesito, há faculdades, cursos técnicos e até qualificações mais avançadas.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim. Compartilhe essas dicas em suas redes sociais. Bons estudos!

Quanto esse conteúdo te ajudou?
[Total: 1 Média: 5]

Redator profissional que atua no ramo há mais de 15 anos. Atua como criador de pautas, editor e redator aqui no blog.

Comente