Os 5 Melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

Publicidade

Aprender a programar jogos pode ser uma tarefa bem desafiadora, e divertida, especialmente se você for uma pessoa criativa. Há várias plataformas que oferecem cursos de programação de jogos para iniciantes, com opções gratuitas e outras mais em conta. A questão é: para começar a criar seus jogos, seja para computador ou para smartphone, o primeiro passo é estudar.

E não há como negar que, hoje, é possível encontrar uma grande variedade de materiais de estudos. Seja em sites, YouTube e em plataformas pagas, o que não falta são ótimos cursos para quem deseja aprender a programar jogos.

Publicidade

Sendo assim, fizemos uma pesquisa e selecionamos 6 ótimos cursos de programação de jogos para iniciantes. Saiba mais a seguir.

Os melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

Você tem uma ideia (ou várias) ideia de um game muito maneiro na sua cabeça, mas não sabe exatamente como colocá-la em prática. Ou, então, decidiu aprender por hobby ou para trabalhar na área. Bem, não importa o motivo, aprender sobre programação de jogos é muito legal.

Os 5 Melhores Cursos de Programação de Jogos para iniciantes

E há vários cursos de programação jogos para iniciantes sendo oferecidos por profissionais e empresas reconhecidas no mercado. Fizemos uma seleção com os melhores para vocês se guiarem. Confira:

1. Desenvolvimento de Jogos com Unity – Alura

Na Aluna, você encontrará uma formação completa de desenvolvimento de jogos utilizando a plataforma Unity. O curso é voltado para a prática, ou seja: logo nas primeiras aulas você vai colocar a mão na massa. Para quem deseja aprender a criar um jogo, essa é uma ótima opção.

Com esse curso é possível fazer jogos 2D e 3D para internet, celulares e para PC. Você aprenderá sobre como aplicar suas ideias, sobre a física dos games, desenvolvimento de movimentos e muito mais.

Na página do curso é possível obter todos os detalhes.

2. O Guia Definitivo para Desenvolvimento de Jogos com Unity – Udemy

Outro curso que te ensinará a criar games no Unity. No entanto, esse curso parece ser mais completo, sendo ideal para quem deseja programar jogos mais complexos.

Nesse curso você aprenderá conceitos básicos de C#, criar mecânicas intermediárias, criar inimigos com comportamento que utiliza inteligência artificial, colocar música e efeitos sonoros e muito mais.

É possível criar um jogo bem interativo, completo e divertido com esse curso.

Veja mais informações sobre o curso e para se inscrever.

3. Programação de Jogos – Tim Tec

A Tim Tec é uma plataforma que oferece diversos cursos gratuitos. Entre as opções disponíveis no site, está o curso de Programação de Games. O curso é básico e conta com 10 aulas, que são:

  • Aula 1 – Tutorial
  • Aula 2 – Estrutura do jogo
  • Aula 3 – Vamos desenhar
  • Aula 4 – Entrada
  • Aula 5 – Animação
  • Aula 6 – Som
  • Aula 7 – Colisão
  • Aula 8 – Mais simulação
  • Aula 9 – Regras do jogo
  • Aula 10 – O jogo acabou

Ao final do curso, você terá desenvolvido o seu game. Porém, o mais importante, é que você aprenderá sobre os conceitos básicos, o que vai permitir procurar cursos mais avançados para fortalecer o seu aprendizado.

Acesse a página do curso para se inscrever.

Veja também

4. Curso Grátis e Básico de Desenvolvimento de Jogos – Canal do Renan Silva

O Canal do Renan Silva tem um curso incrível e gratuito sobre desenvolvimento de jogos. Sobre aprenderá sobre sprites, mecânicas, colisões, plataformas, conceitos básicos e muito mais. Esse curso também permite que você crie um jogo ao final das aulas. Ao todo, são 16 aulas com uma média de 8 minutos cada.

Curso rápido, básico e que vai direto ao ponto.

Acesse a playlist com todas as aulas.

5. Minicurso Gratuito de Programação de Jogos Digitais – Pensar Cursos

Esse é um bem básico, que te dará uma visão geral sobre a criação de jogos. Nesse minicurso você aprenderá estruturar as ideias do seu jogo, fazer uma hierarquia do projeto, criar objetos, programar movimentos e muito mais.

Ao fim do curso, você terá aprendido a programar um game básico.

Acesse a página do curso para se inscrever.

O mercado de trabalho para desenvolvedores de jogos está em expansão no Brasil e no mundo, com alta demanda por profissionais qualificados. Então, se o seu objetivo é trabalhar na área, está no caminho certo.

O primeiro passo é fazer um dos cursos de programação de jogos para iniciantes. Assim que você aprender o básico, chegou o momento de investir em uma qualificação mais avançado. Nesse quesito, há faculdades, cursos técnicos e até qualificações mais avançadas.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim. Compartilhe essas dicas em suas redes sociais. Bons estudos!

Redator profissional que atua no ramo há mais de 15 anos. Atua como criador de pautas, editor e redator aqui no blog.

Comente