O que é um Curso Superior e qual é o impacto na vida profissional?

Publicidade

Com o fim dos estudos do ensino médio, milhões de jovens começam a se perguntar quais os próximos passos. Geralmente, essas pessoas se questionam se vale a pena fazer um curso de nível médio ou focar em um curso de nível superior. Todavia, antes de escolher, é necessário entender o que é um curso superior e qual o impacto na vida profissional.

Antes de tudo, é preciso entender que o “ensino básico” é o nome dado para o ciclo que envolve do ensino fundamental e ensino médio. Depois disso, a denominação correta é ensino superior.

Publicidade

Apesar do primeiro pensamento que vem a nossa mente ser a faculdade, o ensino superior é bem mais amplo e repleto de muitas oportunidades. Por conta disso, elaboramos este artigo contendo todas as informações necessárias sobre o que é um curso superior e qual o seu impacto na vida profissional.

Afinal, o que é Ensino Superior?

O ensino superior nada mais é do que o período de estudos que sucede o ensino básico. Ou seja, após aprender o básico, é nessa etapa que o estudante vai decidir o que estudar e qual carreira irá seguir ao longo da vida.

O que é um Curso Superior e qual é o impacto na vida profissional?
Reprodução/Freepik

No ensino superior, a primeira fase de estudos se chama graduação. Veja abaixo mais detalhes sobre essa etapa.

  • Bacharelado: Trata-se da etapa onde o aluno é preparado com todos os conhecimentos necessários para atuar nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho. Na licenciatura, o aluno começa estudando os assuntos mais básicos, para depois começar se aprofundar nos assuntos específicos.
  • Licenciatura: A licenciatura é a modalidade de ensino onde o aluno é capacitado para dar aulas de nível fundamental, médio e profissionalizante.
  • Tecnólogo: Diferente das graduações tradicionais, o Tecnólogo tem um tempo de duração menor se comparado com as graduações tradicionais. A principal diferença é que esse curso oferece uma formação específica para suprir uma determinada demanda do mercado de trabalho.

Após isso, o aluno pode fazer a pós-graduação, sendo uma extensão que visa aprofundar os conhecimentos em uma determinada área.

Publicidade

Qual o impacto de um curso superior na vida profissional?

Pesquisas recentes mostram que cerca de oito milhões de brasileiros estão matriculados em algum curso de nível superior. Esse número é grande, porém, bem pequeno se comparado com a quantidade de pessoas que preferiram ou não puderam fazer um curso superior.

Conheça alguns cursos superior:

Um curso superior é uma excelente forma de se destacar dos demais, ajudando que você consiga emprego em um mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo com o passar dos anos.

Veja abaixo os principais motivos para você fazer um curso superior:

  • Salário maior: Segundo dados de uma pesquisa do IBGE, uma pessoa que possui nível superior ganha, em média, até, 225% a mais do que uma pessoa com nível médio.
  • Mais preparado: Além do financeiro, quem faz nível superior está muito mais preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual;
  • Evolução na carreira: Quem faz nível superior está mais preparado para evoluir profissionalmente. Ou seja, as chances maiores de você conseguir uma promoção e assumir cargos de lideranças.

Fazer um curso superior pode ser o diferencial que você precisa para se destacar profissionalmente. Além de ganhar um salário maior e ter mais oportunidades de mercado, você aprenderá novos conhecimentos durante a graduação, trazendo novas perspectivas.

Porém, é importante que você tenha a certeza que está escolhendo a faculdade correta. Caso contrário, pode começar estudar uma graduação cara, fazendo com que perca muito tempo e dinheiro com algo que pode não ser o que buscava.

Publicidade

Formado em jornalismo, Fábio é um redator experiente que já escreveu para diferentes sites e portais. Contribui no Cursos para Iniciantes com dicas e notícias regulares.

1 comentário

  • Responder

    Gostaria mto de fazer, esse curso eu amo trabalha com crianças,público jovem.Enfim com pessoas em geral kkk.

Comente