O curso de Eletrotécnica do SENAI é uma habilitação técnica de nível médio que capacita os alunos a atuarem nas principais áreas da elétrica, que são: Geração, Transmissão, Distribuição e Consumo de energia.
O Eletrotécnico tem uma grande demanda no mercado de trabalho e, por isso, encontra muitas oportunidades profissionais em praticamente todas as áreas do setor público e privado. Além de poder atuar na iniciativa privada, o profissional pode oferecer seus serviços como freelancer/de forma autônoma ou, até mesmo, criar seu próprio negócio.
No conteúdo a seguir, você verá como funciona ocurso Técnico em Eletrotécnica do SENAI, quem pode se inscrever, o que você vai aprender e outras informações importantes.
O que faz um Eletrotécnico?
O Eletrotécnico é o profissional responsável por criar e fazer manutenção de circuitos de energias. Entre as atribuições do profissional também está a operação e manutenção de elementos de geração de energia renováveis e não-renovaveis.
O profissional ainda pode atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas, criação de infraestrutura para sistema de telecomunicações em prédios, instalação e manutenção de tudo relacionado a eletricidade.
Como é o curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI?
No curso de Eletrotécnica do SENAI, os alunos aprenderão a elaborar projetos, instalar, realizar manutenção de sistemas elétricos industriais, residenciais, prediais e redes de redistribuição de energia.
Os alunos também aprenderão sobre energia renovável, automação predial, sustentabilidade e muito mais.
Veja qual é o conteúdo pragmático do curso Técnico em Eletrotécnica do SENAI:
Módulo Básico
- Comunicação Oral e Escrita
- Leitura e Interpretação de Desenho
- Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (QSMS)
- Princípios de Eletrônica Analógica e Digital
- Fundamentos de Eletricidade
- Segurança em Serviços de Eletricidade
Módulo Específico 1
- Instalação e Manutenção de Sistemas Elétricos Prediais
- Instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA)
- Sistema de Pré-automação Predial
- Sistemas Autônomos de Segurança Patrimonial
- Projetos Elétricos Prediais
Módulo Específico 2
- Instalação e Manutenção de Sistemas Elétricos Industriais
- Projetos Elétricos Industriais
- Acionamentos Elétricos Industriais
- Acionamentos Eletrônicos Industriais
Módulo Específico 3
- Instalação e Manutenção de Sistemas Elétricos de Potência
- Projetos de Sistemas Elétricos de Potência
- Energias Renováveis e Eficiência Energética
- Gestão da Manutenção
- Metodologia de projetos
A habilitação técnica tem carga horária de 1.200 horas e oferece certificado/diploma. O diploma do SENAI é reconhecido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais, o que permite o profissional atuar na área como Eletrotécnico profissional.
Cursos populares do SENAI
- Curso Técnico em Eletromecânica SENAI
- Curso de Eletricista SENAI
- Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves SENAI
Quem pode se inscrever no curso de Eletrotécnica do SENAI?
Para se inscrever nesse curso, os interessados deverão atender os seguintes requisitos:
- Ter a idade de 14 anos, no mínimo, até o início do curso;
- Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, no mínimo, o segundo ano do EM;
- Poder acessar as aulas remotas, caso o curso oferecer.
Qual a duração do curso de Eletrotécnica do SENAI?
A duração do curso de Eletrotécnica no SENAI pode variar dependendo do formato e do nível do curso.
Existem cursos técnicos de Eletrotécnica e cursos de aprendizagem industrial, por exemplo:
- Curso Técnico em Eletrotécnica: Geralmente tem duração de 2 anos (aproximadamente 1600 horas). Esse curso é voltado para alunos que já concluíram ou estão cursando o ensino médio.
- Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrotécnica: Tem duração variada, geralmente entre 1 e 2 anos, dependendo do programa específico e da carga horária estabelecida.
- Cursos de Qualificação Profissional: São cursos de menor duração, podendo variar de algumas semanas a alguns meses, focados em competências específicas dentro da área de Eletrotécnica.
Para obter informações precisas sobre a duração e os detalhes do curso de Eletrotécnica no SENAI da sua região, é recomendado consultar diretamente o site do SENAI ou a unidade mais próxima.
Como se inscrever
Os interessados em se inscrever no curso Técnico de Eletrotécnica, deverão ir até a unidade que está oferecendo a habilitação com CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de escolaridade para se matricular.
Em algumas regiões do país é possível se inscrever pela internet. No Mundo SENAI, site onde é possível obter informações sobre cursos e escolas, você poderá verificar todas as escolas que oferece esse curso técnico em sua cidade.
Curso Técnico em Eletrotécnica Gratuito no SENAI
O curso de Técnico em Eletrotécnica gratuito é oferecido em diversas unidades do SENAI distribuídas em diferentes regiões do Brasil.
O curso pode ser oferecido tanto pelo Programa de Gratuidade Regimental, onde a instituição oferece cursos gratuitos em parceria com indústrias locais, quanto pela oferta regular.
Para saber se o curso Técnico Eletrotécnica Gratuito está sendo oferecido na sua cidade, entre em contato com o SENAI de sua região para obter mais informações.
O SENAI é uma das instituições de ensino mais prestigiadas do País. Por isso, ter a oportunidade de fazer um curso da instituição é uma grande oportunidade na vida profissional de qualquer pessoa.
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado. Em caso de dúvidas, é só deixar um comentário. Bons estudos!
4 comentários
Estou quedando fazer cursos
Boa Noite
Estou desempregado mais 4 anos
Queria fazer um curso para ter uma profissão
Porque ninguém da oportunidade
Eu tenho 53 anos
ja fiz o meu cadastro, preciso fazer um curso de eletrotécnica o mais rápido possível
como dependo desse curso para começar a trabalhar em uma Empresa Chinesa o Senai é uma referencia que a própria Empresa chinesa orientou, não tenho condições de fazer esse curso pago.Alguem pode ajudar uma mãe que precisa criar os filhos .Ja agadeço
Boa noite , mandei uma solicitação de um curso gratuito e não obtive resposta.