Curso de TI Gratuito para Iniciantes – 5 sites para começar

Publicidade

Se você pensa em trabalhar na área de Tecnologia de Informação, é preciso começar por algum lugar. Enquanto você não faz faculdade, isso é, se esse for o seu objetivo, uma boa forma de começar pelos cursos de TI gratuitos. Afinal de contas, você pode ir aprendendo sem gastar um único centavo por isso.

No entanto, o tipo de curso gratuito de TI escolhido vai depender do seu nível de conhecimento e, também, de que tipo de área você mais se identifica. Se você não sabe, não se preocupe. Pois durante o caminho do aprendizado certamente você encontrará uma área dentro do TI que mais se identificará.

Publicidade

Fizemos uma seleção com alguns dos melhores cursos de TI gratuitos para quem está começando. Ficou interessado? Veja as nossas dicas a seguir.

Curso de TI para Iniciantes: Onde estudar gratuitamente

O TI é uma área muito abrangente, que envolve dados, softwares, hardwares, programação e muito mais. Por isso, fica difícil escolher cursos pois em cada uma dessas áreas há diversas opções.

Curso de TI Gratuito para Iniciantes – 5 sites para começar
Reprodução

No entanto, fizemos uma seleção com alguns cursos gratuitos de TI para iniciantes para você dar o ponta pé inicial em seus estudos. Confira:

1. Escola Virtual Fundação Bradesco

A Escola Virtual da Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos em diferentes áreas. Para quem busca oportunidades na área de tecnologia de informação, há o curso grátis de Projetos de Sistemas de TI.

Publicidade

O curso é composto por dois módulos e tem duração de 15 horas. Ao concluír os estudos, os alunos recebem um certificado de conclusão.

Veja o que você aprenderá no curso:

Capítulo 1 – Processos de Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Tópico 1: Métodos e Metodologias

  • Introdução
  • Etapas do desenvolvimento de um sistema

Tópico 2: Modelos de Processos

  • Modelo Cascata (waterfall)
  • Modelo Incremental ou Evolucionário
  • Modelo Interativo
  • Modelo de Prototipação
  • Modelo Espiral

Capítulo 2 – Engenharia de Software

Publicidade

Tópico 1: Sobre a Engenharia de Software

  • Conceito de Engenharia de Software
  • Levantamento de Requisitos
  • Estudos de caso
  • Diagrama de fluxo de dados (DFD)

Tópico 2: Ambientes de desenvolvimento e softwares de apoio

  • Ambientes de desenvolvimento (Project e Visio)
  • Softwares de apoio
  • Ferramentas CASE

Acesse a página do curso e clique em “Quero me matricular” para começar.

2. Brasil Mais Digital

O projeto Brasil Mais Digital é uma plataforma que reune mais de 800 horas de cursos gratuitos em diversas áreas de tecnologia. Os interessados podem encontrar cursos de Programação, Idiomas, Rede, Inteligência Artificial e muito mais.

Para começar a estudar, acesse a página do Brasil Mais Digital e clique em “Cadastre-se”.

3. Caminho Digital

O Caminho Digital é um projeto do Governo Federal que visa capacitar pessoas para atuarem no mercado de trabalho nos setores de tecnologia. Ou seja, se você está procurando um curso para trabalhar na área de TI, essa é uma excelente oportunidade.

Veja também:

São dezenas de cursos grátis direcionados de acordo com o nível de aprendizado dos participantes. Há cursos para iniciantes, como o “Trabalhe com computadores”, intermediários e avançados.

Acesse a plataforma, faça seu cadastro e comece a estudar agora mesmo.

4. Learn Cafe

O Learn Cafe é uma plataforma de ensino onde é possível encontrar profissionais ministrando cursos sobre uma grande variedade de assuntos. Lá, os interessados encontram bons cursos gratuitos de TI para iniciantes.

Lá é possível encontrar cursos de hardware e cursos de software totalmente grátis.

São muitas opções para aprender. Basta criar um cadastro e clicar no curso desejado e assistir as aulas.

5. TIM Tec

A TIM Tec é uma plataforma onde é possível encontrar vários cursos gratuitos ligados a tecnologia. Os interessados podem encontrar cursos de programação, arquitetura de informação, desenvolvimento web e muito mais.

Acesse a página de cursos para visualizar as opções disponíveis. Ao encontrar o curso desejado, toque na opção e depois em “Ir para o curso”. Será necessário realizar um rápido cadastro na plataforma.

E aí, o que acharam dessas dicas de cursos de TI gratuitos para iniciantes? Gostaram? Ficaram com alguma dúvida? Utilize o formulário de contato e converse com a gente. Boa sorte e bons estudos!

Redator profissional que atua no ramo há mais de 15 anos. Atua como criador de pautas, editor e redator aqui no blog.

1 comentário

  • Responder

    Válida as informações referentes aos cursos.

Comente