As 7 melhores faculdades de Medicina de São Paulo

Publicidade

O curso de Medicina é um dos mais procurados e concorridos do país. E algumas das melhores faculdades de Medicina de São Paulo estão entre as melhores do Brasil. Por conta disso, a disputa por vagas em faculdades públicas e privadas de Medicina de São Paulo é gigantesca e é realizada por candidatos de todos os cantos desse Brasilzão.

Dessa maneira, se o seu maior sonho é se tornar médico/médica e está pensando em estudar em SP, saiba que há excelentes opções localizadas na região. A primeira coisa para se tornar um médico/médica de sucesso é se formar em uma instituição de prestígio.

Publicidade

Por conta disso, fizemos uma seleção com as 7 melhores faculdades de Medicina localizadas em São Paulo. Confira!

Quais são os melhores cursos de Medicina de SP?

Há muitas opções de boas e ótimas faculdades que oferecem o curso de Medicina em São Paulo. Nosso top 7 é baseado no Ranking Universitário da Folha (RUF), um sistema que avaliação 192 universidades tupiniquins seguindo alguns critérios como, avaliação do Ministério da Educação (MEC), qualidade dos professores etc.

As 7 melhores faculdades de Medicina de São Paulo
Reprodução/Freepik

Veja, a seguir, quais são as 7 melhores faculdades de Medicina de São Paulo de acordo com esse ranking:

1. Universidade de São Paulo – USP – Pública

A USP é uma das universidades brasileiras mais prestigiadas no Brasil e no mundo. De acordo com a avaliação da RUF, realizada em 2019, a faculdade de Medicina da USP é a melhor não apenas de São Paulo, como, também, de todo país. Além de ser o curso mais disputado do país. O ingresso na faculdade se dá por meio do SiSu e da Fuvesp.

Publicidade

Conteúdo relacionado: USP oferece 30 cursos gratuitos a distância. Veja quais são

2. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – Pública

O curso de Medicina da Unicamp aparece na segunda posição da lista. O curso é um dos mais antigos entre as graduações oferecidas pela instituição. A Unicamp mantém o Hospital de Clínicas na região que, além do atendimento a população, serve como base de aprendizagem para estudantes/residentes em medicina e pesquisa.

Há duas formas de ingressar no curso de Medicina da Unicamp: pelo vestibular da própria instituição e do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS).

3. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Pública

O curso de Medicina da UNIFESP é reconhecido pela sua qualidade e pela grande estrutura que é oferecida a seus alunos. Os estudantes conta com uma enorme biblioteca, laboratórios de pesquisa, hospital escola e muito mais.

Os interessados em ingressar no curso contam com duas maneiras: pelo SiSu e pelo Sistema Misto de ingresso.

4. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Pública

O curso de Medicina da UNESP é um dos mais disputados da instituição de ensino superior. No ano de 2019, por exemplo, foram 307,8 por vaga. O curso é ofertado no campus de Botucatu e a UNESP ainda oferece um cursinho pré-vestibular para os participantes de baixa renda.

Publicidade

Veja também:

5. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP – Privada

Entre as instituições privadas de ensino superior, o curso de Medicina da FCMSCSP aparece em primeiro lugar. A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia foi a primeira instituição a formar médicos e cirurgiões no Estado de São Paulo.

6. Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – Pública

A UFSCAR aparece na sexta posição do ranking da RUF como um dos melhores cursos de Medicina do país. O ingresso no curso se dá através do SiSu.

7. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP – Pública

A FAMERP está classificada como a sétima melhor faculdade de Medicina de São Paulo. A faculdade está situada em São José do Rio Preto e é conhecida como uma das melhores faculdades de Enfermagem e de Medicina de todo país.

Essas são apenas as 7 melhores faculdades de Medicina de São Paulo. No entanto, isso não quer dizer que as demais instituições não sejam de qualidade. A questão é que em SP é possível encontrar muitas faculdades públicas e privadas excelente.

E aí, o que você achou dessa lista? Está pensando em ingressar no curso de Medicina esse ano? Deixe um comentário e conta pra gente.

Redator profissional que atua no ramo há mais de 15 anos. Atua como criador de pautas, editor e redator aqui no blog.

Comente